quinta-feira, 2 de setembro de 2010

QUI-CURIOSO

PORQUE OS LIVROS ANTIGOS FICAM AMARELADOS???
                     Tipicamente 4 a 7% da massa de um papel se deve à água. O sal sulfato de alumínio (Al2(SO4)3, presente na composição de alguns papéis, reage com essa água e deixa o meio ácido. (O sulfato de alumínio é derivado de base fraca e ácido forte.)

                 Essa acidez favorece o amarelamento de papéis ácidos com o passar do tempo, como podemos ver nessa foto abaixo:


Existem algumas técnicas que são usadas para tratar os livros antigos e reduzir sua acidez, preservando-o por mais tempo.

Texto extraído e adaptado do livro de Tito e Canto "Química na abordagem do cotidiano".


PORQUE AS PIPOCAS ESTOURAM???
           A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 características:
1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 14% de água.
2. O endosperma é um excelente condutor de calor.
3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).
          Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia.

Extraído de: http://www.energia.com.br/professores/alquimistas/curiosidades/curiosidades.html


PORQUE SAI VAPOR DO CHUVEIRO SE A TEMPERATURA DA ÁGUA NÃO CHEGA A 100 ºC?

         A água não precisa atingir o ponto de ebulição para formar vapor. O vapor sai o tempo todo, em qualquer temperatura. Acontece que as moléculas dos líquidos estão sempre em movimento, trombando umas nas outras. "Nesse empurra-empurra, as mais próximas da superfície escapam para o ar", explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.
  "São elas que entram no nosso nariz e nos fazem sentir, por exemplo, o cheiro de um vinho ou do perfume", diz Vanin. A gente não vê esse vapor aromático porque, à temperatura ambiente, poucas partículas desprendem-se. Mas, quanto mais quente estiver a água, mais as moléculas se agitam e um número maior delas sobe para o ar. Assim, fica fácil entender por que a água do chuveiro, no inverno, que sai a cerca de 70 graus Celsius, solta tanto vapor. A 100 graus Celsius, quando ferve, praticamente o líquido todo evapora.

PORQUE A MORDIDA DA FORMIGA É DOLOROSA?



    A sensação de ardor que decorre da mordida da formiga (ela não pica!) é devido à libertação do ácido fórmico contido na saliva, que é utilizado como forma de proteção. Chamamos a esse produto ácido metanóico, ou ácido fórmico, proveniente da palavra latina formica . Esta molécula, tem a fórmula CH2O2 e fórmula de estrutura:

Por: Lucilia
GÁS HILARIANTE!!!!    

 Quem já não assistiu o primeiro filme do Batman e pensou: "Que diabos é esse gás que o coringa usa para fazer todos rirem?". É claro que o "gás hilariante" ou óxido nitroso não possui as características apresentadas no filme, porém foram baseadas nele.
     O óxido nitroso ou protóxido de nitrogênio (pt-Br), ou protóxido de azoto (pt-Pt) apresenta-se na forma de um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O e sua fórmula estrutural é N—N—O. Por muito tempo foi conhecido como gás hilariante ou gás do riso, pela capacidade que possui de provocar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão de que ela está rindo. O Óxido Nitroso é sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma líquida em cilindros de alta pressão ou tanques criogênicos, porém vaporiza facilmente a baixas pressões.
Texto extraído de: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=9&id=474

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do BLOG???